Peças que muitas vezes ficam esquecidas ou somente são lembradas quando queimam, as lâmpadas e lanternas dos veículos precisam de um cuidado constante.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 203, conduzir veículo: (…)XXII – com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas: é considerado infração média, com a penalidade de multa no valor de R$ 130,16, e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ou seja, o valor para trocar uma lâmpada pode ser bem inferior a multa e suas consequências.

O ideal é que as lâmpadas e lanternas sejam testadas quinzenalmente. É simples, por exemplo, durante a noite em sua própria garagem você pode testar, não esqueça dos faróis dianteiros (luz baixa e alta) e traseiros, piscas, lâmpadas da placa traseira, entre outros.

E não esqueça de manter os faróis ligados durante o percurso em rodovias estaduais e federais. Quer mais dicas sobre manutenção preventiva? Acompanhe o blog da Aliança Multimarcas e fique bem informado!

Deixe seu comentário