O Dia do Motociclista é comemorado na sexta-feira, 27 de julho, e nós além de parabenizarmos por essa importante data, nos preocupamos com sua segurança e cuidados com sua moto, por isso, preparamos 6 dicas que você motociclista pode pôr em prática na sua garagem, ou procurando um serviço especializado, sempre lembrando da manutenção preventiva da sua moto! Confira:

Bateria

A bateria tem uma vida útil conforme data da sua fabricação, é importante acompanhar no cartão de garantia. Também é necessário cuidados no momento da lavagem da moto, apesar de a bateria ser selada, os produtos podem atingi-la e corroer seus terminais.

Quando realizar a manutenção da bateria, peça para serem verificados os polos e cabos, se necessário limpe-os ou troque-os.

Corrente

Esse item pode ser verificado em sua garagem, a corrente não pode apresentar folgas, pois pode ocasionar acidentes. O ideal é quando levar a motocicleta para um profissional especializado, pode ser durante a troca de óleo, pedir para que ele verifique a corrente, e mantenha ela sempre lubrificada e regulada.

Filtro

O filtro é responsável por impedir que as impurezas entrem no motor da moto, no manual você encontra qual filtro é o mais indicado para sua moto. O ideal é que a cada troca de óleo ou manutenção, o filtro seja verificado por um profissional da área, que indicará a troca ou limpeza desse item.

Freios

Freios bem regulados evitam acidentes, por isso constantemente devem ser verificados. Freios a disco podem desgastar e comprometer o sistema, causando barulho ou dificuldades na frenagem. Já os freios a tambor precisam de análise com a remoção do item por um mecânico, este sistema também pode apresentar ruídos e desgastar, por isso devem ter a manutenção sempre em dia.

Óleo

O óleo é um importante fluído da motocicleta, responsável pela lubrificação de todo o motor, câmbio, e demais componentes. A verificação do nível de óleo deve ser constante, e trocada conforme indicação no manual da moto, normalmente dentro de determinada quilometragem ou tempo.

Além disso, outro cuidado deve ser em qual óleo usar, isso também está especificado no manual. O filtro do óleo também deve ser trocado conforme indicação.

Pneus

Os pneus devem ser calibrados semanalmente, por prevenção. Pneus “carecas” além de trazer riscos à segurança do motociclista por causarem acidentes, podem acarretar em multa ao condutor. O ideal é buscar um serviço especializado para manutenção e revisão dos pneus, e demais conjunto de itens, como a suspensão.

Gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário