A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permite o motorista conduzir veículo automotor e elétrico dentro do território nacional brasileiro. Mas você sabe os passos para obter a primeira habilitação? Nós preparamos instruções e explicações dos processos a serem seguidos, confira:

Para obter a CNH é necessário ter 18 anos de idade, saber ler e escrever, ter documento oficial com foto, CPF original ou documento que contenha o número, e comprovante original de residência emitido há no máximo 90 dias. Para dar início ao processo de habilitação o condutor pode procurar uma unidade do Departamento de Trânsito (Detran) ou Centro de Formação de Condutores (CFC).

O candidato a primeira habilitação passará obrigatoriamente por quatro exames: avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, exame teórico, e exame prático de direção veicular. Os custos dos serviços são informados pelo Detran ou CFC.

Iniciado o processo de habilitação será cadastrada a foto digital e biometria, e realizado os exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica. No CFC o candidato deverá realizar o curso teórico técnico, com carga horária mínima de 45 horas/aula, para realizar a prova teórica técnica.

Assim que aprovado, o candidato inicia o curso prático de direção veicular de no mínimo 20 horas/aula no CFC, para realizar a prova prática de direção veicular. Em caso de reprovação em alguma das provas, o candidato deverá remarcar o exame após 15 dias. Após finalizar o processo, é emitida a Permissão para Dirigir (PPD), que será enviada pelos Correios ao endereço de cadastro.

A PPD tem validade de 12 meses, após o período o condutor receberá a Carteira Nacional de Habilitação, desde que não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou seja reincidente em infração média. O Detran Paraná disponibiliza o aplicativo para smartphone “Primeira Habilitação” que permite ao candidato acompanhar o passo a passo do seu processo.

Com a habilitação na mão, você sabe onde pode adquirir seu veículo! Confira as opções em nosso site!

Deixe seu comentário