Hoje começa oficialmente o inverno, nessa estação os veículos apresentam mais problemas mecânicos devido as baixas temperaturas, entre eles, dificuldades na partida do motor, ressecamento de peças, entre outros.

Mas nós temos algumas dicas para você evitar, ou diminuir esses problemas. Separamos 4 itens que irão lhe auxiliar na manutenção preventiva do seu carro, confira:

1 – Bateria

Um dos itens que mais “sofre” no inverno é a bateria, pois é mais exigida na partida do motor, o que pode acabar com sua carga. A prevenção é a melhor saída, em um serviço especializado é possível verificar a vida útil da bateria, e se o alternador está carregando ela. A dica é antes de dar a partida no inverno, desligar todos os dispositivos eletrônicos do veículo (rádio, faróis, etc).

2 – Ar condicionado

Nós já destacamos que mesmo no inverno é preciso ligar o ar-condicionado do veículo, pelo menos por alguns minutos (Relembre nesse artigo: manutenção preventiva de veículos, o que fazer?), pois isso evita problemas no sistema, mantendo-o lubrificado, reduzindo riscos de rachaduras, vazamentos nas mangueiras, e nos vedadores das borrachas. Outro item que deve ser verificado é o filtro do ar condicionado, evitando a proliferação de bactérias no carro.

3 – Reservatório de gasolina

Alguns carros flex possuem um tambor com reservatório de gasolina no motor para auxiliar na partida do veículo quando abastecido somente com etanol. Esse sistema, quando a temperatura ambiente está mais baixa que 15 graus, em média, injeta gasolina para ligar o motor. Por isso, é importante sempre verificar se este reservatório está com gasolina, ou completá-lo junto com o abastecimento normal do carro.

4 – Pintura

Tanto o frio, quanto o calor, podem danificar a pintura do veículo, principalmente quando ficar exposto excessivamente em ambas as situações. Os cuidados devem ser constantes, procurando deixar o carro na sombra e protegendo no inverno. Em períodos de geadas, o mais indicado é remover a camada de gelo com água corrente, ou esperar derreter.

Cuidar bem do veículo no período de baixas temperaturas reflete no desempenho durante todo o ano. E você, se preocupa com a manutenção preventiva do seu carro no inverno?

Deixe seu comentário