O sistema de exaustão do veículo, popularmente conhecido como escapamento, é basicamente responsável em filtrar as emissões de gases e reduzir o barulho gerado pelo motor do veículo.

A manutenção preventiva desse equipamento deve ser constante, pois o escapamento muito barulhento pode render multa ao motorista. Além disso, dois problemas que podem ocorrer no escapamento são: a oxidação e corrosão, devido a liberação de água durante a combustão e dependendo do combustível utilizado no carro.

Os defeitos podem ser verificados em sua própria garagem, observando as peças embaixo do veículo, entre elas, os fixadores. Outra maneira de conferir possíveis problemas são ruídos mais fortes vindos do escapamento durante a utilização do carro ou mais emissão de fumaça, nesses casos é necessária a manutenção por um mecânico.

Cada veículo possui o modelo correto de escapamento, a vida útil desse equipamento depende da forma com que o carro é utilizado e os cuidados com o mesmo, nossa dica é sempre que realizar uma revisão especializada no veículo solicitar a verificação do escapamento.

Gostou das nossas informações sobre escapamentos? Publique sua opinião!

Deixe seu comentário