Publicado em segunda-feira, 31 de maio de 2021
1 - Porque o óleo é tão importante
O óleo lubrificante é parte fundamental no veículo, pois é ele que mantém o bom funcionamento do motor.
Para evitar o desgaste e avarias é preciso que ele mantenha as mesmas características orientadas pelo fabricante. A falta de óleo pode até fundir o motor.
2 – Consulte o manual
Cada fabricante recomenda a troca de óleo em um período específico de acordo com o tipo de motor, modelo e marca. Essas informações você vai encontrar consultando o manual do proprietário do veículo.
3 – Não misture óleos diferentes
O óleo lubrificante tem características que variam entre as diversas marcas e projetos dos motores. Cada motor precisa de um óleo específico, e você pode saber qual o seu veículo precisa consultando o manual.
Por isso, nunca misture óleos diferentes pois isso irá prejudicar o funcionamento do motor.
4 – Quando medir o óleo
De acordo com alguns fabricantes, pode ser melhor fazer a medição antes de dirigir o veículo, quando o motor e o óleo ainda estão frios. De acordo com outros fabricantes é preciso fazer após aquecer o motor.
Novamente, veja o que é recomendado para o seu veículo consultando o manual.
5 – Troque o Filtro de óleo
Segundo o especialista técnico da Chevron Lubrificantes, Silvio Riolfi Junior, “trocar o óleo e manter o filtro é o mesmo que tomar banho e não trocar de roupa”.
Cada veículo tem uma especificação, mas em geral a recomendação é que seja feita a substituição do óleo e do filtro juntos, pois ele pode acumular sujeiras que contaminam o novo lubrificante.
Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.