Manter alguns maus hábitos para dirigir veículos podem resultar em maiores gastos com manutenção e aumento de consumo de combustível. Com a mudança desses hábitos, você pode prolongar a vida útil do carro, economizando em gastos desnecessários.
E para lhe auxiliar, nós preparamos cinco itens para você verificar se está fazendo errado, e eventualmente evita-los durante a direção de veículos, confira:
1 – Segurar carro com o motor
Ao chegar num cruzamento de ruas ou se precisar parar em alguma subida para arrancar na sequência, evite ficar acelerando o veículo para “segurá-lo” sem precisar utilizar o freio, isso força o motor e consome combustível sem necessidade.
Em veículos mais modernos já existe o sistema Hill Holder, o assistente de partida quando o veículo está numa subida, ele mantém o carro parado e quando é acionado não deixa o veículo ir para trás.
2 – Pneus descalibrados
Manter os pneus sem calibrar pode ter consequência na segurança dos ocupantes do veículo, no desgaste maior dos pneus e sistema de direção do carro. Nós já falamos sobre o rodízio dos pneus (relembre aqui), mas não esqueça da calibragem!
Pneus sem calibragem podem influenciar também no consumo maior de combustível, e prejudicar a suspensão do veículo. Mantenha sempre os pneus calibrados conforme indicação do manual do carro, e faça periodicamente a manutenção preventiva.
3 – Encostar pneus no meio fio
Ainda falando sobre pneus, uma prática errada dos (as) motoristas é ao estacionar encostar o pneu do veículo no meio fio, fazendo com que o pneu fique pressionado contra o concreto. Essa prática pode danificar o pneu, pois se ele estiver com a calibragem máxima pode forçar ainda mais a borracha e demais componentes do pneu.
A mesma situação deve ser evitada quando passar por lombadas ou faixas elevadas, passar com velocidade baixa para não pressionar demais os pneus contra o asfalto, ou evitar impactos muito bruscos contra o solo.
4 – Pé na embreagem
Outro hábito errado é manter o pé no pedal da embreagem, o veículo já possui um descanso para o pé esquerdo. Manter o pé na embreagem, mesmo que não esteja forçando o pedal pode forçar o disco, desgastando e esforçando a marcha, transferindo a potência do motor para as rodas do carro.
Por tanto coloque o pé na embreagem somente quando for necessário, evitando assim gastos desnecessários com manutenção.
5 – Tanque na reserva
Andar com o carro sempre com o tanque de combustível na reserva pode ser perigoso e ter consequências ruins ao veículo. Primeiro devido que o marcador pode ter alguma falha, e o combustível acabar lhe deixando a pé. Outra que não é recomendável deixar o combustível acabar, a chamada pane seca, que pode queimar a bomba de combustível e demais componentes.
Também nunca abasteça além do automático, pois a bomba pode desregular, e o indicador deixar de marcar quando de combustível tem no tanque. Além disso, é proibido por lei abastecer depois do automático e prejudicial à saúde.
São hábitos simples, mas que se não evitados podem pesar no seu bolso no futuro. E você tem esse hábitos? Ou evita ao máximo fazê-los?