São muitas as diferenças entre o câmbio automático e o manual. Alguns erros podem tanto comprometer a segurança na direção, quando aumentar o desgaste do veículo no longo prazo. Nesta série de artigos vamos ver alguns dos erros que precisamos evitar.
Engatar o N em paradas no semáforo ou em descidas
O câmbio automático foi feito para permanecer na marcha D (Drive), quando em trânsito.
Ao trocar para N (Neutral) nas situações já citadas, além de comprometer a segurança atrapalhando o tempo de reação ao dirigir, o veículo perderá a pressurização do sistema hidráulico, diminuindo o fluxo de óleo e fazendo com que as engrenagens não tenham lubrificação suficiente para trabalhar, podendo acarretar em quebras e desgaste.
Engatar o D ou R com o veículo ainda em movimento
Devido à pressa, alguns acabam trocando para D (Drive) ou R (Reverse) sem esperar o veículo parar completamente.
O problema é que ao mudar para marchas opostas com o carro ainda em movimento, a transmissão é que estará sendo usada para parar o carro, e não os freios.
O desgaste vai causar sérios danos na transmissão e em seus componentes.
Ignorar o tipo de fluído do câmbio automático
O bom funcionamento do sistema hidráulico depende da qualidade e manutenção correta do nível do óleo.
É necessário seguir à risca as orientações do fabricante do veículo sobre qual o tipo de fluído deve ser usado no câmbio, e sobre quando as trocas e manutenções devem ser feitas.