Publicado em terça-feira, 13 de junho de 2023
São muitas as diferenças entre o câmbio automático e o manual. Alguns erros podem tanto comprometer a segurança na direção, quando aumentar o desgaste do veículo no longo prazo. Nesta série de artigos estamos vendo alguns dos erros que precisamos evitar.
Acelerar e frear ao mesmo tempo
Alguns motoristas acham que acelerar e frear o veículo ao mesmo tempo fará com que ele arranque mais rapidamente.
A realidade é que isso irá gerar o desgaste dos componentes internos da transmissão, além da prática aumentar consideravelmente o consumo de combustível.
Descansar a mão no câmbio
Muitos têm o hábito de dirigir apenas com uma mão ao volante, enquanto mantém a outra mão descansando sobre o câmbio.
O peso da mão pode forçar as engrenagens do sistema, contribuindo para um desgaste prematuro dos componentes da caixa de câmbio, como engrenagens e sincronizadores, trazendo problemas no momento das trocas de marchas.
Além disso, essa prática traz uma debilidade na hora de dirigir, atrasando o tempo de reação, já que não é seguro dirigir apenas com uma mão ao volante.
Estacionar em P sem primeiro acionar o freio de mão
Outro erro é estacionar o veículo automático, engatar o P e esquecer-se de engatar também o freio de mão. Isso faz com que todo o peso fique sobre a trava mecânica da posição P, podendo danificar a trava do câmbio e os coxins de suporte da transmissão.
Ao estacionar, acione sempre o freio de mão primeiro e somente depois engate a posição P.
Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.