Publicado em sexta-feira, 14 de junho de 2019
Os carros elétricos chegaram aos poucos no mercado, e hoje já ocupam uma parcela significativa no mercado mundial. Estudos constam que deverão passar de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040, o que consiste em mais da metade da frota mundial de veículos.
Em 2018 a projeção era de que os elétricos passassem a representar 55% das vendas de veículos de passeio, mas neste ano, estima-se que passe para 57% em duas décadas.
Enquanto isto, veículos chamados convencionais, abastecidos através de combustíveis fósseis, deverão cair de 85 milhões para 42 milhões, dados estes de 2018. Grande parte disto deve-se a queda nos preços das baterias, desde 2010, os custos diminuíram em 85% devido as melhorias tanto nas indústrias quanto no aumento de economias em escala.
Quando a dúvida é recorrente quanto a manutenção ser mais complicada que veículos convencionais, a resposta é não. Mesmo que estes automóveis sejam de valores maiores, sua manutenção é relativamente mais barata que dos veículos convencionais. Pois estes veículos possuem menos peças e acessórios, deste modo o desgaste é muito menor.
No Brasil, os carros elétricos chegaram a pouco, e há diversos modelos já confirmados para o nosso mercado. Alguns destes modelos são: Chevrolet Bolt que estreará suas vendas no final de 2019; Renault Zoe apresentado no salão de São Paulo em 2018; BMW i3 que está disponível por aqui desde 2014; E o Nissan Leaf que acaba por ser lançado em 2019, não só no Brasil, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico.
Contudo, entre os diversos modelos lançados e a serem lançados no país, ambos são poucos acessíveis, já que são veículos um pouco mais caros, e por aqui, devido às importações e impostos, o problema se agrava. Ainda assim, estamos mais próximos da popularização de carros elétricos no Brasil do que antes, e em breve a tendência é termos cada vez mais a presença de veículos sustentáveis em nossas estradas.
Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.