Carro elétrico pode ser mais poluente do que carro à combustão?

Blog - Notícia

Publicado em quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

A VOLVO, uma grande e famosa fabricante de veículos respondeu a essa pergunta. E surpreenda-se, quando comparado ao carro à combustão, o carro elétrico pode poluir até 60% mais apenas para ser produzido.


O motivo


Como assim? A comparação foi feita entre alguns modelos semelhantes produzidos na mesma fábrica, levando em consideração a extração e confecção de matérias-primas, produção do veículo, logística de distribuição, ciclo de utilização de 200.000km e descarte de lixo e resíduos.
A conclusão foi que até a fase de produção o veículo elétrico realmente pode poluir mais, no entanto ele compensa isso em sua vida útil.


O quanto compensa?


Para comparação, se abastecido com energia limpa e renovável em suas recargas o modelo XC40 Recharge (elétrico), ao fim de 200.000km rodados terá acumulado cerca de 27 toneladas de poluentes.
Já o modelo XC40 T5 (à combustão), ao fim de 200.000km rodados terá acumulado 59 toneladas de poluentes. Isso significa que no final das contas o carro elétrico vai ter gerado cerca de 32 toneladas de poluição à menos!


O que realmente faz a diferença


Segundo a VOLVO, o que realmente pode fazer a diferença é a origem da eletricidade que alimenta o carro elétrico: se ela é de fonte limpa (como a energia solar, por exemplo) ou de fonte suja.
Infelizmente, de acordo com ela cerca de 60% de toda a energia elétrica consumida no mundo hoje vem de fontes sujas, como usinas de carvão, gás ou derivados de petróleo.
Isso deixa bem claro a necessidade urgente de investimentos em fontes de energia limpa, não só aqui no Brasil, mas em todo o globo.

 

Fontes: (www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/289951/volvo-cars-calls-for-more-clean-energy-investment-to-realise-full-climate-potential-of-electric-cars; www.volvocars.com/images/v/-/media/Market-Assets/INTL/Applications/DotCom/PDF/C40/Volvo-C40-Recharge-LCA-report.pdf)

Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.

Desenvolvido por goutnix.com.br