Gavin Newsom, Governador da Califórnia, anunciou na última quarta-feira uma ordem executiva exigindo “que até 2035 todos os carros e caminhões de passageiros novos vendidos na Califórnia sejam veículos com emissão zero”.
Em outras palavras, as vendas de veículos a combustão estão proibidas a partir da data estipulada – sendo permitidos apenas os já conhecidos veículos elétricos.
Segundo ele os veículos a combustão são responsáveis por mais de 50% de todas as emissões de gases de efeito estufa no estado.
(fonte imagem: nytimes.com)
“Carros não deveriam causar asma em nossos filhos. Tornar os incêndios florestais piores. Derreter geleiras, ou aumentar o nível do mar” – Gavin Newsom, Governador da Califórnia
Pode parecer uma iniciativa isolada, mas 14 estados dos EUA vêm seguindo o exemplo da Califórnia adotando outros programas progressivos de veículos com emissão zero.
Além disso, agora a Califórnia se junta a 15 países que já se comprometeram a eliminar os carros movidos a gasolina. Entre esses países estão Reino Unido, França, Holanda, Israel, Índia e a Noruega, onde cerca de 40% dos carros vendidos já são elétricos ou híbridos.
Os principais desafios para alcançar a emissão zero parecem ser o estabelecimento de pontos de recarga suficientes para abastecer a demanda, a redução dos custos e do preço dos veículos elétricos e a reciclagem das baterias de lítio.
(fontes: https://www.gov.ca.gov/, Twiter @GavinNewsom)