Publicado em quinta-feira, 17 de março de 2022
Abastecer gasolina adulterada é o barato que sai caro, o mesmo acontece com outros combustíveis. Você sabe como evitar?
• Depois de abastecer
1 – Engasgamentos e falhas
Além da dificuldade do veículo pegar pela manhã, alguns modelos podem começar a apresentar falhas, instabilidade e falta de constância na aceleração.
2 – Aumento do consumo
Se após abastecer seu veículo ele esta consumindo mais combustível sem nenhum outro motivo aparente, talvez o problema seja que o combustível foi adulterado.
3 – Redução da potência
O combustível adulterado causa a redução da potência. O pedal do acelerador fica parecendo “borrachudo”, necessitando pisar e acelerar mais para obter a mesma velocidade de antes.
• Antes de abastecer
1 – Abasteça em postos de confiança
Identifique quais são os postos de confiança em sua cidade e abasteça apenas neles, a menos que haja algum imprevisto.
2 – Verifique a certificação da bomba
Todas as bombas devem estar devidamente lacradas, aferidas e com os certificados do Inmetro.
3 – Peça o teste da proveta
Se suspeitar da qualidade da gasolina, você pode e deve pedir no posto que seja feito na hora e na sua frente, o “teste da proveta”, que mede a porcentagem de etanol anidro misturado à gasolina.
Para saber mais sobre este teste clique aqui, acesse: > Consumidor>Qualidade dos Combustíveis>18)”Como se faz o teste de proveta na gasolina?,” no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
• Seus direitos
Confira outras 10 orientações para garantir seus direitos ao abastecer na cartilha preparada pela ANP para o consumidor.
Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.