Como superar o medo de dirigir?

Blog - Notícia

Publicado em quinta-feira, 19 de agosto de 2021

“Falta de prática, medo do trânsito, medo de bater, medo de alguém bater em mim” – essa é a resposta comum quando perguntamos quais são os medos que acometem quem não consegue dirigir. É o seu caso? Esse artigo tem algumas dicas úteis que podem te ajudar!

Faça treinos curtos

Em um dia calmo e em um lugar sem movimento e circulação de trânsito dê algumas voltas. Vá devagar e com calma, não se preocupe com o tempo e nem com a perfeição em executar a tarefa.

E lembre-se: você vai cometer erros, vai deixar o carro apagar, esquecer a seta, errar a marcha e deixar o carro apagar novamente; não se preocupe, é justamente pra isso que serve o treino. Confira a próxima dica.

Não se entregue fácil

Quando errar continue tentando, se permita errar. Vai perceber que à medida que sua habilidade aos poucos melhorar, sua confiança também vai aumentar.

Por isso é importante começar devagar com treinos curtos em lugares sem movimento, depois ir aumentando o tempo e escolhendo lugares com mais movimento conforme sua confiança for aumentando.

Concentre-se nos benefícios

Outra dica que pode ajudar é se concentrar nas coisas boas que você vai conseguir dirigindo.

Por exemplo, sempre que vier aquele medo tente se concentrar na autonomia que você vai ter, na liberdade de poder sair e voltar como e quando quiser, lembre que você vai poder levar seus filhos na escola ou até mesmo conseguir colocação em cargos que exigem CNH.  

Procure um profissional

Acredite se quiser, o medo de dirigir é um desafio que muitas pessoas enfrentam – e existem profissionais especializados que podem te ajudar. Converse com um Psicólogo, conte pra ele o quanto isso te afeta e peça orientação dele.

Um psicólogo (ou uma psicóloga) vai te ajudar a ter forças pra dar os passos necessários e lidar com o medo.

Dirija com segurança

Para muitos dirigir é uma necessidade. Aprender a dirigir com segurança é uma das soluções pra ajudar a lidar com o medo.

No próximo artigo nós veremos algumas dicas que podem te ajudar!

(fontes: blog.terapiadebolso.com.br; vittude.com)

Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.

Desenvolvido por goutnix.com.br