Como ter durabilidade e economia no Câmbio Automático?

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Publicado em sexta-feira, 30 de abril de 2021

Câmbio automático é algo que está presente na vida de cada vez mais motoristas aqui no Brasil. Mas você ainda tem dúvidas sobre como fazer ele ter uma boa durabilidade e economia? Confira as dicas!


Em geral você vai encontrar essas funções:
P – Park (parado/estacionado)
R – Reverse (marcha à ré)
N – Neutral (neutro)
D – Drive (dirigir)
S – Sport (esportivo)
L – Low (marcha lenta)

L - LOW
O L de Low deve ser usado sempre que o veículo precisar de mais tração e força, como em subidas acentuadas ou com peso adicional.

S – SPORT
O S vai fazer com que o veículo tenha um tempo de reação mais rápido, esticando mais a marcha e usando mais a potência. Ele é muito prático em rodovias além de fazer com que você tenha uma ultrapassagem mais segura.

PARA QUE SERVE O NEUTRO?
No Neutro (N) o carro não se movimenta mesmo acelerando, porém as rodas não ficam travadas. Segundo Camilo Adas, presidente do Conselho Executivo da SAE Brasil, a função “N” foi criada para situações de manutenção, quando é preciso rebocar o veículo ou movimentá-lo com o motor desligado, liberando as rodas que tracionam o veículo.

EVITE COLOCAR EM NEUTRO
Não há necessidade de colocar o N em um cruzamento ou semáforo, todo o sistema foi preparado para manter o veículo em D, mesmo em momentos de parada. Na verdade colocar em N atrapalha a lubrificação e traz os riscos de “dar tranco” na transmissão.

 

DIRIGIR NA BAGUELA
Alguns têm o hábito de colocar em N em descidas, o famoso “dirigir na banguela”. Acontece que esse é outro erro grave no câmbio automático, pois além de não economizar combustível, pode sobrecarregar os freios e atrapalhar a lubrificação do conjunto do câmbio.

R - CUIDADO COM A RÉ
Colocar o R com o veículo ainda em movimento é muito perigoso, em alguns casos o pino pode ser quebrado e em outros até mesmo a transmissão. Espere o carro parar completamente e só então troque para a função R.

FREIO DE MÃO
Ao estacionar sempre utilize o freio de mão. Como fazer? Estacione, puxe o freio de mão, e depois passe o câmbio para a letra P. Isso vai garantir que o peso do carro não fique sustentado na trava do câmbio.

ALIVIE O PÉ
Na aceleração da arrancada é onde o conversor de torque rouba potência e acaba aumentando o consumo de combustível. Alivie o pé na arrancada e você pode perceber uma economia significativa no rendimento de combustível.

O PÉ ESQUERDO
Para quem aprendeu a dirigir em um carro mecânico, a memória muscular e sensibilidade na hora de frear são na perna e pé direito. Pela falta da embreagem, no carro automático o motorista tem as duas opções, mas para frear usando o pé esquerdo é preciso treinar e ter a mesma sensibilidade que o direito.

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