Se você está pensando em adquirir um carro, provavelmente já se deparou com duas opções comuns de pagamento: financiamento e consórcio.
Neste blog, vamos explorar as diferenças entre financiamento e consórcio, bem como as vantagens e desvantagens de cada opção, para ajudá-lo a escolher a melhor maneira de realizar seu sonho de ter um carro novo.
Financiamento
Você pode pagar uma entrada (geralmente entre 10% e 20% do valor do carro) e financia o restante do valor em parcelas mensais ao longo de um período determinado, que pode variar de 12 a 60 meses ou mais, ou então financiar o valor total.
- Facilidade de Aquisição, permite que você adquira o carro ideiatamente, podendo utiliza-lo como desejar, sem precisar esperar por sorteios ou contemplações como no consórcio.
- Devido aos juros e taxas adicionais, o custo total ficará mais elevado em comparação com o pagamento à vista, há ainda um comprometimento financeiro a longo prazo, e caso você não consiga honrar com os pagamentos, seu carro pode ser tomado pelo banco como garantia do empréstimo.
Consórcio
Um consórcio é uma modalidade de compra em que um grupo de pessoas se reúne para poupar dinheiro mensalmente, com o objetivo de adquirir um bem, como um carro, por meio de sorteios ou lances.
- Você pode ser contemplado mais cedo por meio de sorteios ou ao ofertar lances, permitindo que adquira o carro antes do término do plano.
- Você não tem controle sobre quando será contemplado, o que pode tornar o consórcio uma opção menos adequada para quem precisa do carro imediatamente.
Conclusão:
Ambos o financiamento e o consórcio têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre eles depende de suas necessidades e preferências pessoais.