Manutenção preventiva de veículos, o que fazer?

Blog - Notícia

Publicado em sábado, 21 de abril de 2018

Qual motorista nunca se deparou com uma “luzinha” diferente acesa no painel do carro, ou ruídos vindos das rodas? Os problemas indesejáveis podem ser evitados com a manutenção preventiva do veículo.

 

Preparamos uma checklist com 5 dicas para a conservação e bom funcionamento do seu carro:

 

1 – Alinhamento de direção

Desalinhar a direção do veículo pode ser um processo lento, mas é possível detectar alterações quando um dos pneus está desgastando mais que o outro. Mesmo caso dos freios, quando um está frenando mais que o contrário. O “volante duro” também pode indicar algo errado na direção.

Você pode fazer o teste na estrada: tirar as mãos por poucos segundos do volante, se o carro “puxar” para um lado, é sinal que a direção não está em ordem.

 

2 – Radiador

Quem nunca ouviu que o motor do carro “ferveu”? E de fato, o motor pode “ferver” e fundir, se houver algum problema no sistema de resfriamento pela falta de água no radiador. Mas o próprio veículo pode avisar de algum defeito, através do painel no indicador de temperatura.

Antes de sair pela primeira vez no dia com o carro, é sempre bom ver se o tambor está com água no nível indicado. Não esqueça de realizar a revisão especializada em tampas, mangueiras, entre outros.

 

3 – Ar condicionado

Nada melhor que o conforto de manter o carro em temperatura agradável e desfrutar de passeios ou até mesmo a trabalho, não é mesmo? O sistema de ar condicionado do veículo é um dos principais itens que devem ter manutenção preventiva e regular.

O filtro do ar, pelo menos uma vez ao ano deve ser verificado, e até mesmo trocado. O ar condicionado deve ser ligado até no inverno, para não ocasionar problemas no sistema.

 

4 – Injeção eletrônica

Ao girar a chave da ignição no primeiro estágio, a luz da injeção eletrônica já é ligada, sinal que ela está verificando todo o sistema do veículo, mesmo antes de o motor estar ligado. O indicador pode ficar aceso por alguns segundos, isso é normal.

Caso a luz se mantenha ligada, é sinal que algum problema foi identificado, sendo necessário procurar um profissional especializado para realizar o diagnóstico e fazer a manutenção.

 

5 – Balanceamento e geometria

Passar em buracos, “pular” lombadas, causar impactos fortes no chão, são algumas causas de desalinhamento dos pneus e rodas. Semelhante ao alinhamento de direção, o balanceamento e geometria estabilizam o carro na via.

Os problemas também podem afetar a suspensão do carro, e comprometer a segurança dos usuários do veículo.

 

Vale a pena investir na manutenção preventiva do seu veículo, evitando gastos futuros com peças e outras dores de cabeça. Alguns itens podem ser verificados em sua própria garagem. Gostou de nossas dicas ou quer saber mais? Deixe seu comentário!

Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.

Desenvolvido por goutnix.com.br