No que prestar atenção na hora de comprar um carro usado?

Blog - Notícia

Publicado em quarta-feira, 17 de junho de 2020

Já vimos algumas vantagens de veículos usados e seminovos, agora vamos ver algumas dicas que vão te ajudar na hora da compra.

 

1 – COMPRAR NUMA LOJA DE CONFIANÇA
O primeiro passo para garantir uma boa compra é procurar uma revenda de confiança, como a Aliança Multimarcas. Uma boa avaliação, preço justo, boas condições de financiamento e um local preparado pra que você tenha uma ótima experiência, e profissionais preparados e de confiança - isso garante que você tenha os seus direitos preservados, garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.


2 – PENSE NA SUA NECESSIDADE
É o seu primeiro carro ou motocicleta? Você viaja bastante ou vai usar o carro mais na cidade ou para o trabalho? Sua família é grande, ou tem crianças que precisam da cadeirinha?

Pensar na sua necessidade vai te ajudar a saber o que priorizar. Por exemplo, uma família grande exige um veículo mais espaçoso, confortável, normalmente com 4 portas, um bagageiro grande e lugares suficientes pra todo mundo.  Pensando nisso fica mais fácil escolher a marca e o modelo certo pra você.


3 – OBSERVE A ESTÉTICA E ANALISE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO GERAL DO VEÍCULO

Algo essencial na compra de um veículo é que ele tem que agradar seus olhos, afinal de contas você vai ficar com ele por um período razoável.

Além disso, é bom analisar o estado de conservação geral do carro, procure por ferrugem ou peças quebradas, riscos ou rasgos. É claro que um veículo usado ou seminovo nunca vai ser perfeito, mas se encontrar detalhes ruins demais isso pode indicar que o dono anterior não cuidava tão bem quanto deveria do veículo.


4 – FIQUE DE OLHO NO SELO IBPA


Se o carro tem o selo IBPA no para-brisa significa que ele passou por uma perícia certificada, e que foi aprovado. Na prática você tem a garantia de que esse carro não foi batido, não passou por alagamento, não é roubado, e não sofreu por qualquer outra coisa que possa ter causado avaria no veículo.


5 – MANUAL DO AUTOMÓVEL
De preferência aos veículos que venham com o manual do proprietário. Além da garantia contratual, nele você vai encontrar o histórico de revisões feitas no veículo.


6 – CONFIRA OS PNEUS
Se eles tiverem desgastes irregulares, pode significar problemas na suspensão ou falta de alinhamento nas rodas. Já pneus carecas ou com mais de 60.000km vão precisar ser substituídos logo, pois trazem risco a segurança.


7 – TESTE O CARRO EM UM TESTDRIVE
Depois de observar o veículo e todos os detalhes já mencionados, está na hora de dar uma volta com ele. Preste atenção no tempo que demora pra ligar o carro ao girar a chave, na pista fique atento ao cambio, nas trocas de marcha e na embreagem. Aproveite pra testar os freios e o alinhamento das rodas.


8 – LEVE ATÉ UM MECÂNICO DE CONFIANÇA
O que não pode faltar antes de fechar a compra, é levar o veículo até um mecânico de confiança. Lá ele vai poder identificar possíveis problemas, inclusive os internos, que talvez você não tenha conseguido perceber.

Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.

Desenvolvido por goutnix.com.br