Publicado em segunda-feira, 19 de outubro de 2020
“Economizar” é a palavra da vez. Algo que todos nós precisamos, mas nem sempre sabemos como.
Às vezes ouvimos alguns “truques” pra gastar menos combustível, mas que na verdade acabam gastando mais e até trazem riscos a segurança:
ANDAR NA “BANGUELA” (PONTO MORTO)
Já ouviu que na descida é melhor andar na banguela (em ponto morto) pois assim o carro gasta menos? Mito!
Um veículo com injeção eletrônica “entra em modo de baixo consumo assim que você tira o pé do acelerador, com o veículo engrenado. Isso faz com que o motor receba apenas a quantidade necessária de combustível para mantê-lo girando” – Edson Orikassa, vice-presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).
Andar com o carro em ponto morto não trás nada além de falta de segurança, e pode até danificar uma ou mais engrenagens do câmbio.
ABRIR OS VIDROS E DESLIGAR O AR-CONDICIONADO NA ESTRADA
Sabemos que não devemos dirigir com o ar ligado e os vidros abertos, e que se não estiver muito quente é melhor não colocar o resfriamento no máximo.
O ar-condicionado pode aumentar em 20% o consumo de combustível. No entanto, na estrada a turbulência de ar que entra na cabine com os vidros abertos acaba exigindo muito mais esforço do motor, aumentando o consumo de combustível até mais do que com ar ligado e vidros fechados.
NÃO CALIBRAR OS PNEUS
Para economizar combustível o ideal é que os pneus do veículo sejam calibrados semanalmente. Segundo um estudo realizado pela Continental, a cada 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%.
Fazer a calibragem com os pneus quentes aumenta ainda mais o consumo, já que por causa do ar aquecido a pressão aplicada fica abaixo da indicada.
O recomendado então é calibrar semanalmente os pneus com eles estando frios, ou seja, com o veículo parado há pelo menos uma hora ou que não tenha rodado mais do que 3km em velocidade reduzida.
Mais dicas de como cuidar de seu carro você vai encontrar sempre aqui em nosso blog!
Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.