Publicado em quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
Com a implantação do novo emplacamento estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) das placas Mercosul, muitas dúvidas surgiram aos motoristas, como: qual o prazo limite, como funciona para trocar a placa atual?
Para isso separamos algumas informações sobre essa novidade:
O Contran estabeleceu a data de implementação da nova placa para o dia 30 de junho de 2019. Para quem não vai trocar de veículo ou se mudar para outro município, não precisa se preocupar, não existe data limite para a instalação da nova placa.
A placa Mercosul deve ser instalada em: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro Estado; troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.
As placas dos veículos que estão em circulação atualmente não necessitam de troca imediatamente. O Contran orienta que a obrigatoriedade da troca será em 2023.
O proprietário que quiser trocar de placa, pode procurar uma empresa de emplacamento, ou ir até o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
O veículo emplacado no novo padrão pode permanecer com a mesma placa se mudar de propriedade ou município, ela não traz identificação de cidade e de Estado.
E para você, qual sua opinião sobre a nova placa Mercosul?
Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.