Publicado em segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021
Em todo o Brasil, desde 1º de Janeiro de 2021 temos novas regras impostas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), sobre as características e especificações dos sistemas de sinalização e iluminação nos veículos.
Uma das novidades é que a partir de agora será obrigatório que o veículo utilize o mesmo tipo de lâmpadas e lentes com os quais foi projetado, até o final de sua vida útil.
“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante” - Art. 2 § 5º.
O QUE MUDA NA PRÁTICA
Fique esperto! Uma das coisas que muda é a troca das lâmpadas de xenônio, agora estão proibidas em veículos que não possuam originalmente tal sistema.
No caso delas, qualquer substituição irregular pode acarretar multa de R$195,23 e perda de 5 pontos na CNH além de possível retenção do veículo até regularização do sistema.
Novas tecnologias chegam a cada piscar de olhos, inclusive na área de iluminação automotiva. Vamos ficar atentos as mudanças tecnológicas e em como as regras vão ter que se adaptar as novas realidades.
Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.